Muito é comentado hoje em dia no universo do Marketing Digital sobre o que realmente traz resultados e o que deixou de trazer.
O motivo disso é simples: como acontece com a tecnologia de uma maneira geral, o Marketing também está em constante renovação e evolução. O que se fazia há 10, 5 , 3, 1 ano, pode não ser mais usado/efetivo nos dias de hoje.
Obviamente, temos inúmeras ferramentas para trabalharmos nosso posicionamento hoje, perante motores de busca. Aliás, o foco do nosso artigo de hoje é justamente isso: como ranquear nossos sites em primeira página no Google.
Para quem não tem muita noção do que é SEO, linkbuilding e guestpost, vamos dar uma rápida explanação:
O que é SEO
SEO é a sigla em inglês para Searching Engine Optimization, ou, no bom português: otimização nos motores de busca. Google, Bing, Cade, Yahoo são bons exemplos destes motores.
Imagina que você tenha um e-commerce de celulares, e que quando alguém digita no Google “onde comprar celular barato”, sua empresa apareça em primeira opção.
Seria maravilhoso, não é? É exatamente disso que estamos falando aqui!
Há técnicas muito interessantes e avançadas com as quais podemos trabalhar para deixar sites na primeira página no Google. Isso se chama ranking de página, e estar em primeiro lugar para um termo no motor de busca é muito mais difícil do que parece.
Mais de cem mil pessoas buscam no Google, diariamente, termos como “celulares baratos”. Se seu e-commerce de venda de celulares aparece na primeira página quando essa busca é realizada, é muito provável que pelo menos metade desses acessos convertam para seu site. Isso é uma “mágica” maravilhosa, mas que requer muito esforço e conhecimento técnico.
Todo este trabalho de ranquear é feito através de técnicas link building. Esta técnica engloba um outro vasto mundo dentro de sua esfera didática, e é extremamente interessante para você ter este conhecimento, caso queira se dar bem com seu negócio digital.
Agora que você sabe o que significa o SEO, podemos continuar nosso artigo, indo para o “X” da questão:
O que funciona no Link Building atualmente
Primeiramente, precisamos falar sobre o mecanismo: o que é feito, e para que? Pois bem:
-
Trocas de Guest post: você pode produzir alguns artigos sobre o seu negócio, e procurar outros sites (que sejam relevantes e tenham métricas boas). Mas o que seria um site relevante?
Vamos supor que você venda celulares, e eu vendo computadores. Perceba que nossos nichos são parecidos, mas não somos concorrentes um do outro. Então, é interessante você me mandar um artigo bem elaborado falando sobre o mercado de eletrônicos, para que eu possa postar em meu blog.
Neste seu texto, vai ter uma palavra com um hiperlink seu, de forma que, uma vez feita a postagem, o meu blog estará mencionando o seu. E o mesmo acontece com o artigo que eu envio para você postar no seu site. Nós dois, mutuamente, colaboramos para que nossos sites ‘ganhem pontos’ na escala de rankeamento do Google.
.
-
Trocas de Links: é como funciona no Guest Post, porém, ao invés de mandarmos um artigo um para o outro, você escolhe uma palavra chave em um artigo que eu já tenha em meu blog, e pede para que eu coloque seu link neste termo. E eu faço o mesmo com você.
-
Ter conteúdo relevante e de qualidade: Não basta apenas ter conteúdo, precisa ter conteúdo RELEVANTE para o seu nicho. Já pensou você vender roupas, e ter post sobre automóveis? Não faz sentido, não é? Ou mesmo um texto que fale de roupas, mas que seja mal escrito, e não tenha informações interessantes o suficiente para prender a atenção do visitante.
O Google é otimizado e automatizado. Ele funciona como um robô virtual que está sempre à espreita procurando os conteúdos dos blogs e classificando-os e dando-lhes métricas.
Este assunto sobre métricas é de grande importância, e logo vamos explicar melhor.
-
Ser otimizado: seu blog e conteúdo, além de ter relevância para com seu nicho, precisa ser otimizado. Veja que se você quer ranquear seu site para o termo “comprar roupa barata”, você não pode atrelar o seu link para termos como “roupas de grife”. Isso seria o contrário do que você está buscando.
Há inúmeras ferramentas para você estipular quais termos são bons para o seu negócio. Isso exige um estudo aprofundado, e as ferramentas são bem caras, em torno de 600 a 1200 reais por mês, por exemplo, para usar a Ahrefs, que é a melhor ferramenta do mercado nos dias de hoje.
Agora que foi explicado o quê é e o porquê de fazer determinada técnica, é preciso ter em mente que todo esse conjunto sistemático precisa ser executado em uníssono, como se todos os itens citados fossem um só, pois como um mecanismo movido a engrenagens, se uma parte der problema, ou não estiver consonante às outras, provavelmente todo o projeto irá por água àabaixo.
Para evitar que você gaste tempo e recursos à toa, é preciso entender que o SEO não é algo que se aprende da noite para o dia. Se assim fosse, a concorrência seria muito maior e daria muito mais trabalho do que já dá.
Assim como o mercado financeiro, onde as empresas regulam o próprio mercado, o SEO também é regulado pelo número de pessoas que estão praticando suas técnicas.
Quanto mais empresas ranqueando seus sites para determinada keyword, mais difícil e concorrido será a primeira página do Google, por exemplo.
Mas, apesar de, cada dia mais as pessoas investirem neste mercado, podemos dizer que o SEO está longe ainda de seu ápice, pois apenas a partir de 2015 que estas técnicas começaram a ganhar maior visibilidade.
Embora a essência do link building já exista há décadas, podemos dizer que a evolução tecnológica vem trazendo, a cada dia, maiores mudanças para este ramo do marketing digital.
Podemos citar, por exemplo, as chamadas técnicas de Black Hats (chapéus pretos). Elas são justamente as práticas que não são tão bem vistas quanto sua antagonista, as White Hats (chapéus brancos), que são os profissionais que atuam da forma mais metódica e elegante possível.
Nestas técnicas mais “deselegantes”, há várias coisas que funcionam ainda e outras que podem prejudicar por já estar em desuso. Um exemplo é postagem massiva de conteúdos repetitivos no maior número de sites que conseguir. Isto é muito ruim para um negócio digital, pois assim o Google, de forma prática, entenderá que está sofrendo uma tentativa de burlar seus dados.
Quanto mais referências um empreendimento tiver de outros sites, melhor! Porém, não é de qualquer site e de qualquer forma que isso poderá beneficiar.
Imagina um site de pornografia falando bem de uma empresa que vende peças automotivas. Não faria nenhum sentido, e isso poderia até prejudicar quem esteja sendo citado.
Mas já que estamos falando de Black e White Hats, o que poderia ser interessante para investir esforços?
Na verdade, há de ser feito um filtro nas possibilidades, para que assim, mediante uma consultoria SEO profissional, possam ser decididas as melhores técnicas para determinado negócio.
Esta é a verdadeira essência do SEO: estratégia e foco. Nem sempre se consegue fazer tudo de White Hat. Algumas vezes, utilizar uma técnica de Black Hat pode te beneficiar, como, por exemplo, ter citações em uma rede de PBN (sites particulares que, apesar de boas métricas, não possuem bom tráfego orgânico) pode te beneficiar. Pois é bom intercalar os links para determinado empreendimento.
Métricas x Tráfego
Vamos falar um pouco sobre as métricas agora. Afinal, o que é mais relevante para se considerar ao escolher um site parceiro para publicar seu link?
Para responder esta pergunta, precisamos falar sobre DA,DR, e TO:
DA – Domain Authority (autoridade de domínio)
DR – Domain Rating (é como a “qualidade” do seu domínio)
TO – Tráfego Orgânico (fluxo de acessos que você possui sem propagandas)
Para sintetizarmos rapidamente o que é cada métrica, digamos que o DA é a autoridade que o seu domínio tem perante o Google. Este dado é fornecido gratuitamente pela MOZ (ferramenta de análise). O DR é como uma nota que o seu site tem perante o Google, cujo dado é fornecido pela ahrefs (outra ferramenta). O TO, como já dissemos, é o número de visitas que um site recebe.
Todas estas métricas são relevantes, porém uma não depende da outra. Você pode encontrar sites com DA e DR elevado, onde não existe tráfego (famosos PBN’s). Um White Hat procura parcerias apenas com sites que possuem TO elevado, já os Black Hats procuram sites com ou sem tráfego, desde que as métricas sejam altas (elas são medidas de 0 a 100).
Por isso que explicamos: nem sempre é razoável você seguir apenas o que é White, pois se um site não possui tráfego, mas tem boas métricas, pode sim ser interessante para um empreendimento possuir um link nele. Mas isso não pode ser abusivo: obviamente, se você tiver muitos links em sites sem tráfego, sua estratégia será menos efetiva.
Agora que explicamos um pouco sobre como funciona o SEO, podemos garantir para você que o Publipost é o site com os profissionais mais qualificados para trabalhar com sua empresa. Não apenas por sabermos o que estamos fazendo, mas também, e principalmente, porque queremos ajudar a sua empresa alavancando o seu negócio e colocando-o na primeira página do Google!