Para que serve um Analista de SEO?

Para que serve um Analista de SEO?

A atenção do consumidor é disputada por diversas empresas na internet.

Porém, ao contrário do que acontecia há alguns anos atrás, as empresas têm publicado cada vez mais sites cativantes e com conteúdo de qualidade.

Não há mais espaço para amadorismo: os sites entediantes, mal programados ou com conteúdo pobre tendem a perder a atenção dos clientes em potencial nos primeiros segundos de visualização.

Para o consumidor, nada é mais frustrante do que entrar no site ou blog de uma empresa e perceber que aquilo foi feito por mera obrigação.

Sites que não apresentam uma temática relevante ou interessante causam, além do desinteresse, uma má-impressão a quem acessa o seu conteúdo.

A competição aumentou o nível ao perceber que a presença digital pesa na decisão de compra de produtos e serviços.

Agora, todo site, blog ou portal que deseja obter o engajamento dos seus leitores sabe que é obrigatório aplicar técnicas de marketing digital ao conteúdo publicado.

Nesta linha, é imprescindível conhecer o trabalho do Analista de SEO!

Você sabe para que serve um Analista de SEO?

Se quer saber mais sobre como aumentar a quantidade de acessos ao seu site, confira o material que preparamos para você!

Mas primeiro vamos entender o que é o SEO.

O que é SEO?

SEO (Seach Engine Optimization) pode ser traduzido como otimização dos mecanismos de busca.

Na prática, o SEO compreende um conjunto de técnicas que tem por objetivo principal melhorar o posicionamento de sites nos rankings dos mecanismos de busca da internet.

Por mais que existam diversos buscadores, como o Bing e Yahoo, é inevitável que o SEO seja mais focado no Google, afinal, mais de 90% das pesquisas são realizadas neste buscador.

 

Analista de SEO

O Analista de SEO é o profissional que aplica as técnicas de marketing digital e SEO ao site da sua empresa para que ela seja cada vez mais encontrada através do Google.

A partir da otimização constante da estrutura e do conteúdo do seu site ele conseguirá subir nas posições da página de resultados dos buscadores.

 

 

Resultados da pesquisa no Google

Sabe quando você pesquisa algo no Google?

Então, os resultados que aparecem lá não estão listados ao acaso.

O Google possui um algoritmo e diversas ferramentas (robôs) para garantir que o resultado da pesquisa satisfaça a pessoa que está pesquisando.

Esse algoritmo ranqueia os resultados de acordo com a sua ordem de relevância para o consumidor.

Afinal, a reputação do Google é a de responder a quase qualquer pergunta, correto?

 

Utilizando o SEO para subir na página do Google

O algoritmo que faz o cálculo do posicionamento dos sites na página de resultados do Google é um segredo de indústria.

Ninguém sabe exatamente como está programado por ali.

Contudo, os profissionais da ciência da computação e do marketing conseguem identificar algumas características que esse algoritmo procura e valoriza na hora de ranquear os resultados.

A partir do entendimento sobre o que o Google valoriza na hora de fazer o ranqueamento torna-se possível otimizar a estrutura e o conteúdo do site para subir na página de resultados das pesquisas deste.

O trabalho do Analista de SEO é exatamente esse: ajudar você a aparecer nos primeiros resultados do Google.

 

Benefícios do SEO para o seu site

Deu para entender um pouco mais sobre a importância do SEO?

Então, veja o que isso significa para a sua empresa na prática:

  • Aumento do número de acessos na sua página
  • Mais clientes: o Google tem alcance mundial e é a primeira fonte de consulta das pessoas online
  • Mais engajamento das pessoas que acessam o seu conteúdo
  • Melhora da reputação de mercado perante os consumidores
  • Aumento das receitas decorrente do maior número de clientes e seguidores

Para que tudo isso seja possível é essencial que você conheça um pouco mais a fundo sobre o que o Analista de SEO faz para melhorar os resultados do site da sua companhia.

 

Principais Técnicas de SEO

O SEO se insere dentro do universo do marketing digital.

Como um todo, o marketing digital tem como objetivo estratégias de comunicação eficientes entre a sua empresa e o consumidor.

Nesta seara, o SEO é mais direcionado ao Google e demais mecanismos de pesquisa.

Quando se fala em técnicas de SEO, a mais conhecida delas é a utilização eficiente de palavras-chave.

Muitas pessoas acreditam que repetir constantemente determinadas palavras-chave no decorrer do texto, o site irá galgar posições no ranking do Google.

Porém, não funciona assim.

 

Google e o combate às fraudes

Antigamente, o algoritmo do Google era menos eficiente ao analisar as páginas da web.

Aparecia muito conteúdo ruim posicionado no topo dos seus resultados por meio de técnicas fraudulentas.

Textos sem sentido algum eram criados através da repetição incessante de palavras-chave e da linkagem sem critérios.

Porém, isso mudou e atualmente o robô do Google faz uma varredura criteriosa do conteúdo que é postado na internet.

Caso o robô considere a página fora do padrão de qualidade adequado, ela será punida severamente não aparecendo mais nos resultados de pesquisa.

Como o Analista de SEO faz, então para melhorar o ranqueamento na página de resultados do Google?

 

Construção da Persona

A buyer persona é o início de todo planejamento de marketing de conteúdo.

É normal que as pessoas confundam a persona com o conceito de público-alvo dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Mas, não é bem assim.

A persona consiste numa criação semifictícia do Analista de SEO baseada em dados disponíveis do mercado.

Neste caso, a persona é uma espécie de personagem moldada como o consumidor ideal do conteúdo postado no site ou blog da empresa.

Através dessa criação, é possível direcionar o conteúdo de maneira muito mais eficiente.

Diversos critérios são levados em consideração ao desenvolver a persona:

  • Idade
  • Formação acadêmica
  • Área profissional
  • Local de moradia
  • Capacidade financeira
  • Hábitos e costumes
  • Círculos sociais frequentados

Com a buyer persona, o profissional de SEO consegue identificar as necessidades do seu consumidor e preparar o terreno para otimizar o site e o blog corporativo.

 

Conteúdo de Qualidade

Um dos passos mais relevantes para qualquer página que deseja ser bem sucedida na internet é a postagem de conteúdo de qualidade.

A análise do algoritmo do Google é sofisticada o suficiente para analisar a semântica do conteúdo postado identificando os textos coesos e os textos fora da norma padrão de linguagem.

Portanto, é essencial que o que você poste seja relevante e gere valor para o consumidor, em quaisquer segmentos, sendo eles de entretenimento, de educação ou de informação.

Conteúdos de qualidade vão atrair mais pessoas interessadas nos seus produtos e serviços, pois elas vão entender que a sua página acrescenta algo importante à experiência de navegação.

Uma das maneiras mais interessantes de gerar valor para os consumidores é através de blogs corporativos.

Esses blogs geralmente não têm o objetivo explícito de vender, mas fazer com que o leitor comece a criar uma identidade com aquilo que o seu negócio oferece.

No marketing digital, essa fase de vendas é chamada de topo de funil, que se refere ao público geral que acessa o seu site.

Essas pessoas podem ou não se tornar consumidores e visitantes regulares, mas primeiro elas têm que ser convencidas de que é importante acessar o site da sua empresa.

A melhor maneira de prender a atenção dos visitantes de qualquer página é através da postagem de um conteúdo cativante e de qualidade.

 

Palavras-Chave

A utilização de palavras-chave (keywords) é essencial para o SEO.

Através de ferramentas como o Google Ads e o Facebook Analytics, o Analista de SEO consegue identificar quais são os termos mais buscados pelas pessoas que estão procurando os serviços que o seu negócio oferece.

A partir disso, o criador de conteúdo insere as palavras-chave de maneira estratégica no texto utilizando uma linguagem coesa e natural.

Conforme já foi explicado, não adianta tentar ganhar vantagens na elaboração dos textos: o robô do Google é extremamente eficiente em identificar estratégias de má-fé no uso das keywords.

 

Link Building

O link building é a indexação de links internos e externos em um sítio da internet.

Através dele é possível criar uma rede de conexões e aumentar a autoridade do site na internet.

A aplicação do link building se dá da seguinte maneira:

  • Inclusão  de links relevantes no conteúdo do site
  • Esses links conectam o usuário a links internos (outras páginas do seu site)
  • Linkagem de sites externos de conteúdo relevante
  • seu site será linkado por terceiros conforme sua importância e relevância aumentarem
  • O Google passa a entender que o seu site é uma autoridade (domain authority) no assunto
  • A sua página escala o ranking de resultados do Google

Tudo é voltado para o aumento da autoridade de domínio e a criação de uma rede de conexões relevantes na internet.

 

Aprenda mais sobre SEO e Marketing Digital

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  • Redator
  • 20 de abril de 2020 às 12:36 am
  • Publipost