O que é um Publipost e para que serve?

O que é um Publipost e para que serve?

Quem trabalha na área de comunicação sabe o valor que tem um Publipost e sua importância. Se você ainda não sabe o que é um Publipost e para que serve, está na hora de começar a estudar essa estratégia, pois a mesma, se bem realizada,  pode elevar sua assessoria, ou ocasionar sérios prejuízos, se for mal elaborada. Tire suas dúvidas sobre essa tática aqui no site.

Publipost, Guest Post, Press Release?

Também conhecido como Guestpost, Artigo Patrocinado, Press Release ou Publipost é um tipo de documento desenvolvido e escrito por um redator ou assessoria de imprensa, responsável por pessoa física ou empresas. Tem como objetivo fazer a divulgação, anunciando, informando ou respondendo questões relacionadas à assessoria. Seja para ganhar relevância na imprensa ou ganhar pontuação (melhorar o ranking) no Google.

Publipost fornece uma solução interativa, que oferece publicação de conteúdos patrocinados (guestposts) em sites e blogs de autoridade.

Escrevemos artigos informativos e colocamos links de qualidade para o seu site, com divulgação whitehat. Adequado para agências de SEO, lojas virtuais e relações públicas.

Leia também: Passo a passo para escrever o seu publipost

Puplipost: Como tudo começou

A estratégia de Publipost é o método mais prático e informativo de realizar a divulgação de dados relevantes na assessoria de imprensa e portais de notícias. Em até duas laudas, os assessores conseguem fazer a exposição de eventos que estão prestes a acontecer, lançamentos de serviços, produtos, inauguração de novas empresas no mercado e até informações importantes sobre clientes.

Produzir o conteúdo para press release (ou publipost) não é a única função que cabe aos assessores. Eles também são responsáveis por enviar o conteúdo, fazer follow up, contatar o profissional de jornalismo ou publicitário, conferir se a mensagem foi recebida e, por fim, se há interesse nas pautas.

No Brasil, a estratégia do Publipost é utilizada desde a década de 1960, e começou com o objetivo de realizar a divulgação de dados que poderiam ser de interesse do governo em cunho político. Desse modo, a assessoria do governo era responsável por produzir os releases e realizar a divulgação para toda a imprensa.

No entanto, as agências da época começaram a notar que a produção de material em padrões jornalísticos eram mais publicados que os comuns. Os leitores não percebiam a diferença de formatação, portanto, era possível que as publicações dos releases fossem feitas na íntegra.

Assim, matérias que estavam destinadas a serem pautas simples tornaram-se textos jornalísticos completos. Na época, as redações sofreram com as mudanças, pois houve certo alvoroço no segmento devido ao fato de muitos profissionais recusarem a ideia.

No entanto, com o passar do tempo, os profissionais e assessorias foram se adaptando. No entanto, para que as publicações fossem feitas, foi preciso que o conteúdo fosse relevante, exclusivo, com títulos interessantes e qualidade na escrita.

O Publipost (ou Guest Post) serve como uma estratégia de comunicação. O mesmo tem seu conteúdo enviado de forma direta a um jornalista ou dono de site, porém, é necessário que o conteúdo seja de qualidade, uma vez que os grandes blogs e portais recebem diversos e-mails por dia, e se o conteúdo não for relevante será certamente ignorado pelos profissionais da mídia.

Quando um conteúdo de publipost consegue atrair a atenção dos donos de sites, na maioria das vezes, o profissional contata a empresa para conseguir aumentar o leque de informações e realizar a marcação de detalhes essenciais para complementar o que irá ser publicado.

Conheça nossos planos de criação de conteúdo e Publipost.

 

 

  • Redator
  • 4 de setembro de 2019 às 4:34 pm
  • Publipost