O que é um Publipost e para que serve?

O que é um Publipost e para que serve?

Quem trabalha na área de comunicação sabe o valor que tem um Publipost e sua importância. Se você ainda não sabe o que é um Publipost e para que serve, está na hora de começar a estudar essa estratégia, pois a mesma, se bem realizada,  pode elevar sua assessoria, ou ocasionar sérios prejuízos, se for mal elaborada. Tire suas dúvidas sobre essa tática aqui no site.

Publipost ou Press Release?

Também conhecido como comunicado ou boletim de imprensa, Press Release ou Publipost é um tipo de documento desenvolvido e escrito por uma assessoria de imprensa responsável por pessoa física ou empresas. Tem como objetivo fazer a divulgação, anunciando, informando ou respondendo questões relacionadas à assessoria.

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Para que serve o Publipost

O Publipost serve como uma estratégia externa de comunicação. O mesmo tem seu conteúdo enviado de forma direta a um jornalista, porém, é necessário que o release seja de qualidade, uma vez que os jornalistas recebem diversos e-mails por dia, e se o conteúdo não for relevante será certamente ignorado pelos profissionais da mídia.

Quando um conteúdo de release consegue atrair a atenção dos jornalistas, na maioria das vezes, o profissional contata a assessoria de imprensa de sua empresa para conseguir aumentar o leque de informações e realizar a marcação de detalhes essenciais para complementar o que irá ser publicado.  São poucos os casos de Press Release que são publicados de forma integral em pequenas mídias. Por isso criamos o Publipost.

Puplipost: Como tudo começou

A estratégia de Publipost é o método mais prático e informativo de realizar a divulgação de dados relevantes na assessoria de imprensa e portais de notícias. Em até duas laudas, os assessores conseguem fazer a exposição de eventos que estão prestes a acontecer, lançamentos de serviços, produtos, inauguração de novas empresas no mercado e até informações importantes sobre clientes.

Produzir o conteúdo para press release (ou publipost) não é a única função que cabe aos assessores. Eles também são responsáveis por enviar o conteúdo, fazer follow up, contatar o profissional de jornalismo ou publicitário, conferir se a mensagem foi recebida e, por fim, se há interesse nas pautas.

No Brasil, a estratégia do Publipost é utilizada desde a década de 1960, e começou com o objetivo de realizar a divulgação de dados que poderiam ser de interesse do governo em cunho político. Desse modo, a assessoria do governo era responsável por produzir os releases e realizar a divulgação para toda a imprensa.

No entanto, as agências da época começaram a notar que a produção de material em padrões jornalísticos eram mais publicados que os comuns. Os leitores não percebiam a diferença de formatação, portanto, era possível que as publicações dos releases fossem feitas na íntegra.

Assim, matérias que estavam destinadas a serem pautas simples tornaram-se textos jornalísticos completos. Na época, as redações sofreram com as mudanças, pois houve certo alvoroço no segmento devido ao fato de muitos profissionais recusarem a ideia.

No entanto, com o passar do tempo, os profissionais e assessorias foram se adaptando. No entanto, para que as publicações fossem feitas, foi preciso que o conteúdo fosse relevante, exclusivo, com títulos interessantes e qualidade na escrita.

Conheça nossos planos de criação de conteúdo e Publipost.

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO Publipost / Meu Redator

 

 

  • Redator
  • 4 de setembro de 2019 às 4:34 pm
  • Publipost