O que é e para que serve a Consultoria SEO?

O que é e para que serve a Consultoria SEO?

Administrar um site com conteúdo relevante é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

O motivo é simples: conteúdo de qualidade atrai pessoas interessadas em saber mais sobre a sua empresa e gera, por consequência, consumidores em potencial.

Ao receber um grande fluxo de pessoas na sua página ou blog, a empresa consegue atingir uma quantidade enorme de interessados a um custo extremamente inferior ao do marketing nos meios tradicionais, como rádio e televisão.

Através de boas estratégias de marketing digital, é possível até fazer com que os internautas criem uma identidade com a sua marca.

Inclusive, com a debandada dos consumidores mais jovens dos meios de comunicação tradicionais, a presença digital virou uma característica obrigatória das empresas atuais.

Porém, a competição é dura com outros sites concorrentes pelo tráfego de visitantes.

Desta forma, apenas o conteúdo de qualidade não basta.

Atualmente, é necessário aplicar diversas técnicas de marketing digital para que o site consiga ser bem sucedido no universo de conteúdo online.

Neste sentido, o SEO ganha destaque como uma das estratégias mais eficientes do marketing digital.

Para utilizar o SEO de maneira adequada, é imprescindível contar com o auxílio de uma Consultoria SEO adequada ao seu modelo de negócios.

Se você quer saber a estratégia de SEO e como funciona a Consultoria SEO, venha com a gente!

 

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização dos mecanismos de busca é um conjunto de estratégias destinado a melhorar a colocação de uma página nos resultados dos mecanismos de buscas.

Em outras palavras, uma boa estratégia de SEO garante que sua página apareça nos primeiros resultados do Google e demais mecanismos de pesquisa!

Tecnicamente, o SEO envolve dois parâmetros fundamentais:

  • O profundo conhecimento da persona (público-alvo) do conteúdo
  • utilização de palavras-chave pesquisadas com frequência relacionadas ao seu negócio

Entender o público-alvo do conteúdo do site é relevante para entender o que as pessoas que pesquisam determinados termos estão querendo saber sobre o assunto.

Na mesma linha, um site otimizado para SEO é totalmente pensado a partir das palavras-chave que são amigáveis aos mecanismos de pesquisa, de maneira que o buscador “entenda” que o seu site é relevante quando um usuário faz uma pesquisa relacionada ao negócio da sua empresa.

O funcionamento real do mecanismo do Google é um mistério, pois a lógica do seu algoritmo é segredo de indústria!

Porém, mesmo sem conhecer a literalidade do algoritmo do Google, é possível compreender o seu funcionamento e otimizar as páginas através das técnicas SEO.

Aparecer no topo da página de buscas do Google impulsiona qualquer negócio, independente da área de atuação.

 

Quanto o Google recebe pelo ranqueamento?

Zero!

Nunca confunda os  resultados obtidos através do SEO com a publicidade paga do Google!

Aliás, pagar pelos serviços do Google Ads para figurar como um resultado patrocinado geralmente sai bem caro para a empresa.

Outra desvantagem do Google Ads é a de que os resultados patrocinados ficam em destaque, porém todos sabem que a empresa pagou para estar ali.

Os resultados orgânicos, por sua vez, são fruto do interesse do público no site que está no topo da lista.

Ao utilizar as técnicas de SEO, a página aparece no topo dos resultados sem que o Google receba por isso.

Tudo bem, deu para entender um pouco sobre o conceito do SEO.

Porém, empresas que não são da área do marketing digital dificilmente conseguirão implementar uma estratégia de SEO efetiva. Para tanto, é importante contar com a Consultoria SEO!

 

A Consultoria SEO

A Consultoria SEO é um serviço que analisa a sua página da internet, a fim de estipular uma boa estratégia de otimização de links, com o objetivo de aumentar o do tráfego orgânico do site.

Mas como funciona para a empresa?

 

Análise do negócio

Os especialistas em marketing digital do Publipost conversarão com você, procurando entender:

  • O seu objetivo enquanto negócio
  • O motivo de você estar procurando os serviços da Consultoria SEO
  • Público alvo que você deseja atingir
  • Principais concorrentes e práticas de mercado

Após a reunião, é traçada uma estratégia personalizada para o seu site focada em alguns pilares da Consultoria SEO:

 

Otimização de links

O ranqueamento do seu site no Google já ocorre de maneira natural, caso você tenha uma página relevante sobre qualquer assunto na internet.

Porém, sem a estratégia SEO, é provável que isso ocorra de maneira desorganizada.

Deste modo, o seu site pode aparecer em buscas que não têm a ver com o seu negócio!

A otimização de SEO para links garante que o seu site será encontrado por pessoas interessadas nos seus produtos e serviços.

 

Aumento do Tráfego Orgânico

Todas as estratégias de marketing digital têm um objetivo comum: aumentar o tráfego orgânico do seu site.

O tráfego orgânico se refere às visitas que o seu site consegue sem que você invista diretamente em anúncios e cliques pagos.

Tais visitas são fruto, portanto, da organização do seu site e do conteúdo publicado, apenas.

Para conquistar um fluxo grande e constante de tráfego orgânico, é necessário que o site publique conteúdo de qualidade com constância.

A soma da geração de conteúdo de qualidade com estratégias de otimização de SEO faz com que o seu site suba posições nos resultados dos buscadores.

 

Estratégias da Consultoria SEO

A Consultoria SEO da Publipost realiza diversas ações na hora de aplicar a estratégia de SEO mais adequada ao seu site:

 

Análise da Webpage

A sua página está com o código HTML bem escrito?

Será que o layout está adequado ao seu tipo de negócio?

A URL está bem formulada ou contém caracteres que não fazem sentido ao leitor?

Todos os fatores relacionados à construção do seu site entram na análise dos consultores:

  • Título interno da página deve ser adequado ao conteúdo proposto
  • SEO Title: nome que aparece na página do Google, quando sua empresa é encontrada
  • URL: como o link é “escrito”; por exemplo: https://publipost.com.br/consultoria-seo/
  • Uso adequado de palavras-chave
  • Conteúdo relevante do texto e demais características

Para que os melhores resultados sejam atingidos, é necessário adequar a estrutura HTML do site e otimizar a sua estrutura nos pontos em que ela ainda esteja incompatível com as técnicas de SEO.

 

Domain Authority

O domain authority ou autoridade de domínio é uma estratégia de ranqueamento de páginas da internet desenvolvido pela Moz, empresa especialista em assuntos ligados ao SEO.

O ranking, que varia de 1 a 100, mede a facilidade de um site ser ranqueado no topo dos mecanismos de busca ao ser pesquisado.

Entre os fatores que são computados no ranqueamento, estão:

  • Idade do domínio
  • Origem, número, quantidade e qualidade dos backlinks
  • Reputação das páginas que linkam o seu site
  • Qualidade do conteúdo postado na página
  • Links internos, entre outros

Através da análise dos fatores listados, é possível simular se o seu site é “bem visto” pelo algoritmo do Google.

Por motivos óbvios, ninguém tem acesso ao algoritmo real do Google, mas a Moz faz um excelente trabalho em emular o funcionamento do mecanismo de buscas através do seu próprio cálculo.

Para entender melhor sobre a autoridade de domínio, é importante conhecer o conceito sobre os backlinks.

 

Backlinks

Os backlinks são aqueles links que estão presentes no decorrer de um conteúdo e que te encaminham para páginas internas ou externas ao site.

A utilização adequada de backlinks é essencial ao desenvolvimento da autoridade de domínio, pois auxilia a geração de tráfego orgânico para o site.

Quando um texto utiliza os backlinks de maneira correta, ele consegue diversos benefícios, entre os quais:

  • Direcionamento a outros sites de qualidade gera tráfego orgânico
  • A atenção do leitor continua presa ao texto, a partir dos demais links que ele acessa
  • Backlinks internos chamam o leitor para outros conteúdos do seu próprio site
  • Valorização do Link Building

Há algum tempo, o algoritmo do Google consegue detectar spams, que são links colocados no texto artificialmente.

Desta maneira, não adianta “linkar” por aí sem motivos!

Porém, se você não sabe o que é link building, fica tranquilo. É só continuar por aqui que te explicamos!

 

Link Building

O link building está relacionado à construção de redes através da linkagem entre os sites!

Entenda o link building como uma consequência da estratégia de domain authority e da utilização de backlinks no seu site.

Através desta ferramenta, e dado um certo tempo, o seu site criará uma verdadeira rede de conexões com outras páginas de conteúdo semelhante e relacionado ao seu.

Pense em todos esses conceitos como um ciclo:

  • Através da consultoria SEO, você otimiza o seu site
  • A publicação de conteúdos de qualidade gera interesse e linkagem externa
  • Você linka páginas internas e externas relevantes no seu conteúdo
  • Sua página ganha relevância, atraindo leitores, consumidores e o interesse de outras páginas
  • O tráfego orgânico do seu site aumenta
  • Sua página aparece nos primeiros resultados dos mecanismos de buscas

Todos os conceitos estudados anteriormente possuem interconexões e são importante para uma estratégia SEO de sucesso.

Porém, tudo depende da produção de conteúdo de qualidade, correto?

 

Produção de Conteúdo

O conteúdo postado no seu site é de qualidade?

Caso a resposta seja negativa, ele jamais terá sucesso, independente da aplicação das técnicas de SEO.

O motivo?

O Google já está ciente dos espertinhos que publicam conteúdo genérico na web e tentam burlar os mecanismos de ranqueamento através da repetição de palavras-chave.

Inclusive, para desespero dos spammers, o Google realiza uma análise semântica do texto através da sua varredura.

Quando o sistema de varredura do Google encontra um site fraudulento ou inadequado, ele retira a indexação daquele site da sua base de dados.

Na prática, o site fica invisível para o Google e, por consequência, para o restante do mundo.

Assim, não basta postar incessantemente na internet e tampouco forçar o uso das palavras-chave que interessam ao seu negócio por meio da repetição incessante.

O segredo para ficar bem ranqueado nas páginas dos mecanismo de busca é produzir conteúdo de qualidade com constância na internet.

A produção de conteúdo deve ser contínua, pois o seu site deve se manter relevante para ficar bem posicionado nos mecanismos de busca.

O conteúdo de qualidade gera um fluxo maior de tráfego orgânico por diversos motivos:

  • O algoritmo dos mecanismos de busca entenderá que o seu site é relevante
  • Os leitores do seu site gostarão do seu conteúdo e voltarão a acessá-lo
  • Outros sites passarão a linkar o seu conteúdo para gerar link building

Desta forma, invista na publicação de conteúdo de qualidade.

Caso você tenha interesse, plataformas como o Meu Redator são especializadas na criação de conteúdo – textos e artigos para sites e blogs – para o seu negócio!

 

Valor da Consultoria SEO

O investimento em marketing digital vale a pena, pois é muito mais barato do que pagar diretamente por cliques ou para aparecer no topo dos sites de busca.

Os valores da Consultoria SEO variam bastante, conforme o tamanho do projeto, os interesses do cliente e a persistência no projeto.

Para ter uma noção melhor sobre os valores, é interessante entrar em contato diretamente com a equipe do Publipost!

 

Faça mais pelo marketing digital da sua empresa

Você entendeu que, para conseguir uma quantidade interessante de acessos por mês, é necessário fazer conexões com outros sites relevantes no assunto do seu negócio, correto?

Para alcançar boas conexões e resultados, uma das ferramentas mais úteis oferecidas pelo marketing digital consiste na prática dos guest posts!

O guest post ocorre quando um site ou blog de renome publica um conteúdo de um autor convidado.

No caso da sua empresa, você pode contratar um plano de serviços para que o conteúdo da sua empresa seja publicado em sites de relevância na sua área de atuação!

Por exemplo: imagine que você possui uma página de pet shop e um grande site relacionado ao universo dos pets publica uma matéria com o nome da sua empresa.

Certamente, o tráfego de pessoas interessadas nos seus produtos irá aumentar, bem como o interesse geral pela sua marca.

No caso, a Publipost cria e publica o conteúdo para você!

Para saber mais sobre os planos de guest posts, acesse o site da Publipost.

 

Veja mais sobre conteúdo digital

Na página da Publipost, você encontra mais informações sobre a criação e publicação de guest posts, além de um Blog com diversos artigos interessantes sobre o assunto.

Se você tem interesse em informações sobre marketing digital, criação de conteúdo de qualidade e consultoria SEO, dê uma conferida no site da Publipost!

 

  • Redator
  • 1 de abril de 2020 às 5:27 pm
  • Dicas